Menu

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

DPE - RS - TÉCNICO - ÁREA ADMINISTRATIVA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

DPE - RS - TÉCNICO - ÁREA ADMINISTRATIVA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Neste curso por videoaulas serão estudados os conteúdos previstos na disciplina de conhecimentos específicos para o cargo de Técnico - Área Administrativa no concurso público da DPE/RS

 

OBSERVAÇÃO: Este curso contempla apenas a disciplina de conhecimentos específicos. Neste curso NÃO serão estudados os conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e legislação. Esses conteúdos são disponibilizados no curso completo.

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Direito Constitucional. Constituição: conceito, classificações, princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos e partidos políticos. Organização político-administrativa: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios. Administração pública: disposições gerais, servidores públicos. Funções essenciais à Justiça: Ministério Público, advocacia e defensoria públicas.  

Noções de Direito Administrativo. Noções de organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. Desconcentração. Princípios expressos e implícitos da administração pública. Órgãos públicos. Agentes públicos. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990). Processo Administrativo (Lei Federal nº 9.784/1999, com as alterações trazidas pela Lei nº 14.210/2021). Poderes administrativos. Ato administrativo. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; controle dos Tribunais de Contas. Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992 e Lei nº 14.230/2021). Responsabilidade civil do Estado. Licitação e Contratos. Leis nº 8.666/1993, nº 10.520/2002 e nº 14.133/2021. Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar nº 10.098/1994). Regulamento do Regime Jurídico Único (Decreto nº 35.424/1994). Assistência jurídica integral e gratuita: aspectos processuais.  

Noções de Administração de Recursos Humanos e Gestão Pública. Modelos de gestão de pessoas – evolução dos modelos de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Os processos de gestão de pessoas. Treinamento e Desenvolvimen to. Avaliação do desempenho humano. Modelagem do trabalho descrição e análise de cargos, modelos de desenho de cargos, coleta de dados sobre cargos. Motivação. Gestão por competências. Gestão de processos de mudança organizacional: conceito de mudança. Mudança e inovação organizacional. Análise dos ambientes interno e externo; Estratégias de gestão de pessoas para obter sustentação ao processo de mudança. Missão, visão de futuro, valores. Indicadores de desempenho de gestão de pessoas. Modelos de gestão p ública: patrimonialista, burocrático (Weber) e gerencial. Conceitos de eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental. Orçamento público Princípios orçamentários; diretrizes orçamentárias; pro cesso orçamentário; emendas ao orçamento; conceito, categorias de classificação e estágios da receita e da despesa públicas; suprimento de fundos; restos a pagar; despesas de exercícios anteriores.

Noções de Direito Penal. Princípios da legalidade e da ant erioridade. A lei penal no tempo e no espaço. Tempo e lugar do crime. Lei penal excepcional, especial e temporária. Territorialidade e extraterritorialidade da lei penal. Pena cumprida no estrangeiro. Eficácia da sentença estrangeira. Contagem de prazo. Fr ações não computáveis da pena. Interpretação da lei penal. Analogia. Irretroatividade da lei penal. Conflito aparente de normas penais. Teoria do crime. Tipo penal objetivo. Tipo penal subjetivo. Ilicitude. Causas excludentes. Culpabilidade. Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a administração pública. Disposições constitucionais aplicáveis ao direito penal. Crimes hediondos. Abuso de autoridade. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Noções de Direito Civil. Lei de introdução à s normas do Direito brasileiro. Vigência, aplicação, interpretação e integração das leis. Conflito das leis no tempo. Eficácia da lei no espaço. Pessoas naturais. Personalidade. Capacidade. Nome. Estado. Domicílio. Direitos da personalidade. Pessoas jurídi cas. Disposições gerais. Domicílio. Associações e fundações. Bens. Fatos jurídicos. Negócio jurídico. Atos jurídicos lícitos. Atos ilícitos. Prescrição: disposições gerais. Decadência.

Noções de Direito Processual Civil. Lei nº 13.105 de 2015 (Novo Código de Processo Civil). Princípios do processo. Princípio do devido processo legal. Princípios do contraditório, da ampla defesa e do juiz natural. Jurisdição. Princípio da inércia. Ação. Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Condições da ação. Elementos da ação. Classificação. Da Cooperação Internacional. Disposições gerais. Do auxílio direto. Da carta rogatória. Da Competência. Disposições gerais. 

 

CRONOGRAMA DE GRAVAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DAS AULAS

Primeiras aulas já disponíveis. As demais aulas serão gravadas e disponibilizadas nos meses de abril a junho/2023.

 

 

  • GUSTAVO FREGAPANI
    GUSTAVO FREGAPANI - Professor
    - Professor de Direito e Legislação em cursos preparatórios para concursos públicos - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. - Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade IDC. - Aprovado e nomeado em diversos concursos públicos de nível médio e superior - Experiência profissional de mais de 15 anos na Administração Pública, tendo exercido funções de Pregoeiro, Analista Jurídico e Procurador.
  • PROF. BEN HUR BOTELHO
    PROF. BEN HUR BOTELHO - Direito Constitucional, Direitos Humanos e Legislação
    Advogado e Docente. Mestre em Direito. Especialista em Direito Constitucional; Direitos Humanos; Direito Administrativo; Direito Tributário e Docência do Ensino Superior.
  • PROF. FELIPE CUNHA DE ALMEIDA
    PROF. FELIPE CUNHA DE ALMEIDA - Direito Civil e Processual Civil
    Direito Civil e Processual Civil
  • PROF. FELIPE MALLMANN
    PROF. FELIPE MALLMANN - Direito Penal e Processual Penal
    O professor Felipe Mallmann trabalha com as disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal. É advogado e professor universitário.
  • SÉRGIO ELISANDRO
    SÉRGIO ELISANDRO - Administração
    Professor de Administração Geral e Pública, Economia, Orçamento e Finanças Públicas, Redação Oficial, Arquivologia, Ética e Transparência, dentre outras matérias em cursos preparatórios para concursos públicos. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão Pública e MBA em Gestão Contábil e Financeira. Mestre em Economia do Desenvolvimento. Coach formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Administrador concursado na Prefeitura de Porto Alegre. Concurseiro há mais de 15 anos, aprovado e nomeado em diversos concursos de nível médio e superior.

Detalhes

  • Curso:  DPE - RS - TÉCNICO - ÁREA ADMINISTRATIVA - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
  • Vídeos já disponíveis no curso:  110
  • Período de Acesso: Até o dia 15/07/2023

Investimento

Valor: R$ 399,00

COMPRAR

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS NOSSOS CURSOS:

  • O acesso às videoaulas e materiais em pdf é liberado automaticamente pelo próprio site, assim que o pagamento é confirmado pelo PagSeguro.
  • O curso é 100% online, não serão enviados materiais pelo correio.
  • O prazo do PagSeguro para a confirmação dos pagamentos é de 3 dias úteis.
  • Os vídeos possuem duração média de 25 minutos, podendo em alguns casos possuir duração menor, de acordo com a necessidade de cada conteúdo.
  • Não é possível o rateio, divisão ou compartilhamento do acesso ao curso por mais de uma pessoa.
  • Durante o período de acesso, o aluno poderá assistir às aulas quantas vezes desejar.
  • As dúvidas poderão ser enviadas diretamente para o e-mail de cada professor.

Mais Cursos