Menu

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

MAGISTÉRIO - RS - 2021 - LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

MAGISTÉRIO - RS - 2021 - LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Neste curso por videoaulas serão estudados os conteúdos de Legislação e Conhecimentos Pedagógicos, comuns a todos os cargos de professor no concurso do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul

Este curso foi elaborado com base no edital do concurso anterior (2013). Quando sair o novo edital (2021), este curso será atualizado, sem nenhum custo adicional para os alunos do curso.

Observação: este curso não abordará os conhecimentos de cada área específica. Saõ estudados apenas os conteúdos da parte comum a todas as áreas (Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Pedagógicos).

Além das videoaulas, são disponibilizadas apostilas digitais em pdf e exercícios.

Adquira e garanta a melhor preparação para o concurso do Magistério Estadual

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

1 - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Programa: A prática docente e a gestão escolar como fator de aperfeiçoamento do trabalho coletivo. Prática profissional e projeto educativo: os professores, suas concepções e opções didáticopedagógicas

O currículo e a globalização do conhecimento: impasses e polêmicas entre conteúdo e metodologia na sala de aula. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem: em busca de uma coerência e integração. O processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de análise e de acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica e dos avanços da aprendizagem dos alunos. O cotidiano escolar: A construção de valores de uma vida cidadã que possibilita aprender e socializar saberes, desenvolver atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis; A ação coletiva e o diálogo com a comunidade educativa como fator de fortalecimento institucional para a promoção da cidadania; A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais, como fator de aperfeiçoamento da prática docente e da gestão escolar. Desenvolvimento e Sustentabilidade: caminho possível? Os Problemas Ambientais de dimensão global. Educação e diversidade sociocultural. A inclusão da pessoa com deficiência. Organização dos tempos e espaços escolares. A infância como tempo de formação. A adolescência como tempo de formação. A experiência social dos alunos e o cotidiano. Saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; A biodiversidade brasileira: as diferenças culturais, econômicas, miscigenação e a diversidade territorial. A linguagem e os códigos cartográficos. A Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Ensinar na era da Informação; A formação do profissional da educação: conceitos e dimensões. Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem. A escola como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional; O desenvolvimento curricular: Planejamento da ação didática e o Projeto Pedagógico; Desenvolvimento e crise ambiental: O dilema da sociedade moderna. Questão ambiental e política internacional: Posicionamentos e divergências. Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem; Organização dos conteúdos de aprendizagem; Finalidades da educação. Cidadania no mundo globalizado

 

 

2. LEGISLAÇÃO

- Lei Maria da Penha

- Estatutos nacional e estadual da igualdade racial

LEGISLAÇÃO FEDERAL EDUCAÇÃO BÁSICA:

Constituição da República Federativa do Brasil – Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, e suas atualizações.

ECA - Lei Federal n.° 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos 53 a 59 e 136 a 137.

LDB - Lei Federal n.° 9.394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parecer CEED/RS nº 323/99 – Diretrizes Curriculares do ensino Fundamental e do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino.

Alterações da LDB: Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 - Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei 9.394/96, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Lei Federal nº 11.274, de 06/02/06 - Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6(seis) anos de idade. Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 - Altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Lei Federal nº 10.793, de 01/12/03 - Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Lei Federal 10.436, de 24/04/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Lei Federal n.° 10.639 de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Lei Federal nº 11.494, de 20/06/07 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.

Resolução CNE/CEB nº 02/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

Resolução CNE/CEB nº 02/2012 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Resolução CNE/CEB n° 03/99 - Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das Escolas Indígenas.

Parecer CNE/CEB nº 7/2010, aprovado em 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Lei nº 6.672/74 – Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.

 

Decreto nº 5.154/2004 – Conjuga a oferta de Ensino Técnico Profissional de Nível Médio ao Ensino Médio Regular e revoga o Decreto nº 2.208/1997.

Parecer CNE/CEB nº 39/2004 - Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.

Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Decreto nº 5.840/2006 - Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências.

 

CRONOGRAMA DE GRAVAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DAS VIDEOAULAS

Os demais conteúdos serão gravados e disponibilizados nos meses de fevereiro e março/2021.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - As aulas serão gravadas a partir de março/2021

CRONOGRAMA DE GRAVAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DAS VIDEOAULAS DE LEGISLAÇÃO:

Já estão disponíveis as aulas sobre a Constituição Federal, Lei Maria da Penha, Estatutos nacional e estadual da igualdade racial, ECA e Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 

Os demais conteúdos de legislação serão gravados e disponibilizados quando sair o edital do concurso (2021).

 

  • GUSTAVO FREGAPANI
    GUSTAVO FREGAPANI - Professor
    Professor de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito do Trabalho em cursos preparatórios para concursos públicos e para o exame da OAB. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade IDC. Servidor Público. Concurseiro há mais de 15 anos, aprovado e nomeado em diversos concursos de nível médio e superior.
  • WILSON SCHIAVI
    WILSON SCHIAVI - Políticas Públicas
    .

Detalhes

  • Curso:  MAGISTÉRIO - RS - 2021 - LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
  • Aulas:  40 aulas
  • Disponibilidade:  1 ano

Investimento

Valor: R$ 275,00
COMPRAR

Mais Cursos