Menu

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

EDUCADOR SOCIAL - FAS - CAXIAS DO SUL - CURSO COMPLETO

EDUCADOR SOCIAL - FAS - CAXIAS DO SUL - CURSO COMPLETO

Neste curso por videoaulas são estudados todos os conteúdos previstos no edital de concurso da FAS (Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul) para o cargo de Educador Social

 

Atenção! Este curso preparatório abrange todos os conteúdos da 1ª Etapa do concurso (Prova Objetiva).

Os conteúdos da 2ª etapa serão oferecidos pela própria banca do concurso no curso de formação. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Portuguesa

1) Compreensão, interpretação, estruturação e articulação de textos; significado contextual de palavras e expressões; vocabulário.

2) Ortografia e acentuação.

3) Classes, formação e emprego das palavras.

4) Significação das palavras: sinônimas, antônimas e homônimas.

5) Colocação pronominal.

6) A oração e seus termos.

7) O período e sua construção: coordenação e subordinação.

8) Flexão nominal e verbal.

9) Emprego de tempos, modos e vozes verbais.

10) Concordância nominal e verbal.

11) Regência nominal e verbal.

12) Ocorrência de crase.

13) O uso dos porquês.

14) Pontuação

As aulas de língua portuguesa já estão todas gravadas e disponíveis!

 

INFORMÁTICA

1) Informática em Geral: conceitos.

2) Periféricos de um Computador.

3) Hardware.

4) Software.

 5) Utilização e configurações básicas do Sistema Operacional Windows 8 e 10.

6) Configuração e utilização: LibreOffice 6.4 (Writer, Calc e Impress).

7) Noções de segurança para Internet.

8) Noções básicas de navegação na Internet (Internet Explorer 11, Mozilla Firefox 61 e Google Chrome 74 e suas respectivas versões posteriores).

9) Configuração e utilização de Impressoras.

 

As aulas de informática serão gravadas pelo Professor Josuel Machado nos meses de fevereiro e março/2021

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

a) BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais. TÍTULO II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I - Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Capítulo II - Dos Direitos Sociais. TÍTULO III - Da Organização do Estado; Capítulo I - Da Organização Político-administrativa; Capítulo IV - Dos Municípios - art. 30; Capítulo VII - Da Administração Pública - art. 37 ao 41. TÍTULO VIII - Da Ordem Social; Capítulo II - Da Seguridade Social - art. 194 a 204; Capítulo VII - Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso.

b) BRASIL. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

c) BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Capítulo I – Das Disposições Gerais, Seção II – Das Definições: art. 6º; Capítulo II – Da Licitação, Seção I – Das Modalidades, Limites e Dispensa: Art. 20, 22, 23, 24, 25 e 26; Capítulo III – Dos Contratos, Seção I – Disposições Preliminares: Art. 54 a 59 e Seção III – Da Alteração dos Contratos: Art. 65; Capítulo V – Dos Recursos Administrativos: Art. 109.

d) CAXIAS DO SUL. Lei Complementar nº 3.673, de 24 de junho de 1991. Estabelece o Estatuto que institui e regula o regime jurídico único dos servidores públicos do Município de Caxias do Sul e dá outras providências. TÍTULO I - Do Regime Jurídico Único; art. 1º ao 49. TÍTULO III - Do Regime de Trabalho; Capítulo I - Do Horário e do Ponto: art. 71 ao 75; Capítulo II - Do Serviço Extraordinário: art. 76 e 77; Capítulo III - Do Repouso Semanal: art. 78 a 80. TÍTULO IV - Dos Direitos e Vantagens; CAPÍTULO I - Do Tempo de Serviço: art. 89 ao 96; Capítulo II - Do Vencimento e da Remuneração: art. 97 ao 107; Capítulo III - Das Vantagens Pecuniárias; Seção IV Dos Avanços, das Gratificações e Adicionais: art. 118 a 162; Capítulo IV - Das Férias: art. 163 a 176. Capítulo IX - Das Licenças: art. 188 ao 224. TÍTULO V - Do Regime Disciplinar; art. 241 a 306.

e) CAXIAS DO SUL. Lei nº 4.419, de 04 de janeiro de 1996, alterada pela Lei nº 7.247, de 15 de dezembro de 2010. Cria a Fundação de Assistência Social (FAS) do Município de Caxias do Sul e dá outras providências.

f) CAXIAS DO SUL. Decreto nº 19.474, de 26 de março de 2018. Aprova o Regulamento do Estágio Probatório que estão sujeitos os servidores públicos municipais, e revoga o Decreto nº 17.752, de 1º de setembro de 2015.

As aulas sobre a Lei n.º 4.419/96 serão gravadas pelo Professor Gustavo Fregapani no mês de março de 2021.

As demais aulas de legislação já estão disponíveis!

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Políticas sociais. SUAS: programas, projetos, serviços e benefícios de assistência social: controle social, rede socioassistencial, financiamento. Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop. Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes. Medidas Socioeducativas: Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Família: Conceitos, família na contemporaneidade, convivência familiar e comunitária, direitos e cidadania. Adolescência e Juventude. Idoso e envelhecimento ativo. Primeira Infância/Desenvolvimento Infantil. População em situação de rua. Trabalho Infantil. Da Dependência Química. Das Pessoas com deficiência: tipos de deficiência. Trabalhos em grupo e a organização do trabalho socioeducativo. Violência: formas de violência: negligência, física, psicológica, sexual (abuso e exploração). Questões de gênero. Educação Social e comunitária: fundamentos, conceito, pedagogia social, contexto da intervenção, relação educador-educando, desafios e perspectivas. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

b) BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

c) BRASIL. Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher

d) BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

e) BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional.

f) BRASIL. Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da assistência social e dá outras providências.

 g) BRASIL. Resolução CNAS nº 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Política Nacional de Assistência Social. Item 2. Política pública de assistência social: Princípios, diretrizes, objetivos, usuários. Assistência social e as proteções afiançadas: proteção social básica, proteção social especial, proteção social especial de média complexidade, proteção social especial de alta complexidade.

h) BRASIL. Resolução CNAS nº 33, de 12 de dezembro de 2012. Aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

i) BRASIL. Resolução nº 269, de 13 de dezembro de 2006. Aprova a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOBRH/SUAS). I – Introdução; II – Princípios e diretrizes nacionais para a gestão do trabalho no âmbito do SUAS; III – Princípios éticos para os trabalhadores da assistência social; IV – Equipes de referência; XIII – Conceitos básicos.

j) BRASIL. Resolução nº 9, de 15 de abril de 2014. Ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em consonância com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS.

k) BRASIL. Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009. Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

 

l) BRASIL. Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes. Capítulo I - Princípios e Capítulo III - Parâmetros de funcionamento. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2009.

m) BRASIL. Orientações Técnicas: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Capítulo 1 - Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Capítulo 3 – As funções do CRAS e Capítulo 6 - Equipe de Referência do CRAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2009.

n) BRASIL. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Capítulo 1 - O reconhecimento da Assistência Social como política pública de direitos no ordenamento jurídico brasileiro, Capítulo 2 – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS: papel no SUAS e competências e Capítulo 5 - Infraestrutura, Identificação e Recursos Humanos do CREAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2011.

o) BRASIL. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop. Capítulo II - O Centro de Referência Especializado para população em situação de rua na proteção social especial e Capítulo III - Organização da oferta do serviço especializado para pessoas em situação de rua. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2011.

p) BRASIL. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): perguntas frequentes. Site http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/perguntas_e_respostas/PerguntasFrequentesSCFV_032017.pdf. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2017.

 

As aulas sobre a Lei n.º 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) e Lei n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) já estão disponíveis para acesso imediato.

Os demais conteúdos específicos serão gravados e disponibilizados nos meses de março e abril/2021.

 

 

Análise do Edital


  • GUSTAVO FREGAPANI
    GUSTAVO FREGAPANI - Professor
    Professor de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito do Trabalho em cursos preparatórios para concursos públicos e para o exame da OAB. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade IDC. Servidor Público. Concurseiro há mais de 15 anos, aprovado e nomeado em diversos concursos de nível médio e superior.
  • JOSUEL MACHADO
    JOSUEL MACHADO - Informática
    Concurseiro, formado em Licenciatura em Informática pelo Cento Universitário Cenecista de Osório, especializado em Docência no Ensino Superior pela Universidade La Salle. Atua com elaboração de ebooks para concursos públicos desde 2017, quando ainda era graduando. Em 2019 – já formado – ingressou na área de vídeo aulas e preparatórios presenciais.
  • JULIANO VIEGAS
    JULIANO VIEGAS - Língua Portuguesa
    O Professor Juliano Viegas atua na preparação de candidatos a concursos públicos. Possui experiência em diversos cursos preparatórios, apresentando o conteúdo de forma clara e objetiva.

Detalhes

  • Curso:  EDUCADOR SOCIAL - FAS - CAXIAS DO SUL - CURSO COMPLETO
  • Aulas:  172 aulas
  • Disponibilidade:  120 dias

Investimento

Valor: R$ 450,00


COMPRAR

Mais Cursos